Afinal, cirurgia bariátrica é a única solução para obesidade?
A obesidade é um problema que vem afetando muitas pessoas ao redor do mundo. No Brasil, trata-se de uma realidade alarmante e que vem preocupando cada vez mais os especialistas em saúde.
A maioria das pessoas no Brasil está acima do peso, e muitas apresentam um quadro mais grave, chamado obesidade mórbida, quando existe um maior risco à saúde. Hoje, são muitos os esforços para que as pessoas consigam reverter o quadro de obesidade.
Dentro deste panorama, a cirurgia bariátrica vem se firmando como alternativa cada vez mais recorrente. Os resultados são surpreendentes, sem dúvidas, mas, afinal, seria a bariátrica a única solução para combater a obesidade?
A cirurgia bariátrica é a única solução para combater a obesidade?
No Brasil, o número de cirurgias bariátricas vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, tornando a prática algo cada vez mais comum para combater o excesso de peso.
Contudo, a bariátrica, embora eficiente e com resultados positivos na maioria dos casos, deve ser reservada para os casos de obesidade grave.
O recomendado é que tal cirurgia seja feita em casos que o IMC (Índice de Massa Corporal) seja superior a 40 ou superior a 35 na presença de doenças que possam ser atribuídas à obesidade, como pressão alta, diabetes tipo 2, dentre outras.
Mas o que se observa é que a cirurgia vem sendo realizada sem testar outras alternativas antes, já sendo um procedimento tratado como primeira opção muitas vezes.
O fato é que a chamada redução do estômago deve ser um último recurso, quando nenhuma outra alternativa para emagrecer causou resultados satisfatórios.
O peso excessivo pode sim ser nocivo à saúde, mas é prudente tentar alternativas diversas ao emagrecimento antes de recomendar a cirurgia.
Sendo assim, este não é o único meio efetivo para enfrentar o problema da obesidade. Aliás, em alguns casos, pode trazer complicações à saúde se não for indicada de forma adequada.
Quais as outras alternativas para o combate à obesidade?
A reeducação alimentar ainda é o tratamento mais indicado para quem deseja perder massa corporal, aliada, claro, à prática regular de exercícios.
Trata-se de algo elementar mudar o estilo de vida para obter a perda de peso. Muitas vezes a cirurgia bariátrica é tida como alternativa antes de tentar mudar a alimentação e começar a praticar exercícios com afinco.
Obviamente que existem casos e casos e algumas pessoas simplesmente não conseguem perder peso com as formas mais tradicionais e acabam desenvolvendo doenças, o que acarreta grandes problemas ao indivíduo.
Nesse caso, quando o excesso de peso traz consequências à saúde da pessoa (respeitando o critério do IMC), recomenda-se a cirurgia bariátrica. A questão não é diminuir a importância deste procedimento, pelo contrário, trata-se apenas de conscientizar as pessoas de que é um procedimento que deve ser realizado somente em casos selecionados.
Afinal, a bariátrica não é um procedimento estético, é uma operação que visa à saúde do paciente. Portanto, deve ser feita mediante o quadro de obesidade grave, quando existem malefícios a sua saúde.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!