Cirurgia Metabólica: o que isso significa?
A Cirurgia Metabólica é um procedimento que visa tratar pacientes com problemas metabólicos ocasionados pela obesidade, como o diabetes tipo 2.
O que é a Cirurgia Metabólica?
A Cirurgia Metabólica é um procedimento que tem como objetivo principal o controle das doenças metabólicas, enquanto a perda de peso é um efeito secundário (porém desejável). Foram comprovados resultados significativos em diversos estudos, sendo o Brasil um pioneiro, inclusive, mostrando que é possível controlar os efeitos da diabetes por meio deste procedimento.
A técnica usada é a mesma da bariátrica; o bypass gástrico. Ele consiste em um grampeamento do estômago e um redirecionamento do intestino inicial. O espaço para o alimento ingerido é menor, portanto, é necessário diminuir consideravelmente a quantidade de alimento ingerida, o que acaba gerando a perda de peso.
Para quais casos é indicada?
O procedimento é indicado para casos em que os medicamentos não são suficientes para controle do diabetes ou de outras doenças metabólicas. Além disso, o paciente costuma apresentar um grande risco para desenvolver doenças cardiovasculares e o melhor controle do diabetes pode levar à redução do risco de complicações dessas doenças, como infarto e acidente vascular cerebral.
Quais são os resultados?
Apesar de ser uma técnica já consolidada no meio médico acadêmico, é relativamente recente a descoberta do impacto positivo que a cirurgia produz sobre as doenças metabólicas. Dessa forma, além da perda significativa de peso, é possível ver resultados de controle do diabetes e diminuição do risco cardiovascular.
A alteração na anatomia gastrointestinal promove melhora no controle do diabetes e menor risco de outras doenças. Todos esses benefícios só ocorrem para aqueles que se encaixam no perfil apto para o procedimento, como:
- IMC entre 30 e 34,9
- Idade entre 30 e 70 anos
- Mínimo de 2 e máximo de 10 anos com diabetes tipo 2 de difícil controle com tratamento clínico
É importante lembrar que o procedimento não traz a cura para o diabetes, apesar de haver casos de remissão. A cirurgia se tornou uma grande aliada para promover um melhor controle do diabetes (com ou sem o uso de medicamentos). Além disso, após o procedimento é preciso manter uma vida saudável para que os efeitos permaneçam.
A Cirurgia Metabólica é resultado de estudos, principalmente brasileiros, em torno da cirurgia bariátrica. Dessa forma, oferece maior possibilidade para pacientes que necessitam de um tratamento mais eficaz para o diabetes.
Para isso, é importante manter o tratamento com o médico especialista. Afinal, esse é o profissional que saberá se a cirurgia é a melhor alternativa para seu caso.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!