Saiba Como Eliminar os Gases Após a Cirurgia Bariátrica
Durante procedimentos por videolaparoscopia, como é o caso da cirurgia bariátrica, é necessária a insuflação de gases na região abdominal. Isso acontece para que o cirurgião tenha um acesso mais fácil ao órgão que vai ser operado. E os gases geram uma distensão e facilitam o trabalho.
Fato é que, logo após a cirurgia, esses gases são bastante incômodos para o paciente. Contudo, eles são eliminados a partir da deambulação e com alguns cuidados na alimentação. Além disso, para a dieta na fase inicial, é recomendado evitar alimentos flatulentos, pois eles acabam colaborando para a geração de mais flatos.
Por isso, mostraremos abaixo quais são esses alimentos flatulentos e como eliminar os gases após a cirurgia bariátrica. Confira atentamente e tire as suas dúvidas!
É normal haver o aumento de gases após a cirurgia bariátrica
A cirurgia bariátrica em si, por mexer no trato gastrointestinal, principalmente no caso do Bypass (que gera a mudança da via intestinal), pode ocasionar mais gases de maneira geral no paciente.
Esses gases podem ser evitados principalmente através da alimentação. Nesse sentido, o ideal é evitar alguns alimentos que são considerados favoráveis à geração de flatos.
Deve-se evitar consumir os chamados “alimentos flatulentos”
Alguns alimentos, denominados de “alimentos flatulentos”, potencializam a geração de gases. Por isso, eles devem ser evitados após a cirurgia bariátrica quando os gases incomodarem muito. Alguns exemplos de alimentos flatulentos são:
- Abacate;
- Agrião;
- Amêndoa;
- Beterraba;
- Cebola;
- Coalhada;
- Chucrute;
- Fava;
- Iogurte;
- Lentilha;
- Melancia;
- Nabo;
- Pepino;
- Rabanete;
- Acelga;
- Águas gasosas;
- Amendoim;
- Brócolis;
- Cebolinha;
- Couve;
- Doces;
- Gérmen de trigo;
- Jaca;
- Maçã crua;
- Mostarda;
- Nozes;
- Pimentão;
- Refrigerante;
- Açúcar;
- Alho;
- Batata doce;
- Castanha;
- Cerveja;
- Couve-flor;
- Grão-de-bico;
- Leite;
- Melão;
- Milho;
- Ovo;
- Pimentas;
- Repolho;
- Uva passa;
- Sorvete;
- Soja;
Vale destacar que essa questão dos gases é muito individual. Algumas pessoas têm o aumento de gases ao consumirem determinados alimentos, mas outras não sentem nada. Por isso, o ideal é ter um controle sobre a alimentação para identificar quais alimentos aumentam os gases.
O ideal é ter um controle sobre a alimentação para eliminar os gases
Orienta-se que o paciente tenha um diário alimentar para controle do que foi consumido ao longo do dia em um breve intervalo (2 ou 3 dias).
Isso ajuda a identificar os alimentos que geraram mais gases e, consequentemente, devem ser eliminados da dieta.
Cuidados especiais com os grãos e com a mastigação
Uma atitude interessante no sentido de eliminar os gases é fazer o remolho dos grãos.
Alimentos como feijão, ervilha e grão-de-bico geram muitos gases por contra das suas composições nutricionais. Então é recomendado deixá-los de molho na água de um dia para o outro. Essa simples ação diminui bastante a quantidade de substratos (presentes nesses grãos) que geram gases.
Também é importante prestar atenção na questão da mastigação. Quando a gente come mais rápido, há a tendência de entrar mais ar pelo esôfago. Isso gera maior quantidade de gases abdominais. Então comer devagar também ajuda a diminuir os gases.
Conclusão
Adotando os devidos cuidados, é possível eliminar os gases após a cirurgia bariátrica com relativa facilidade. Contudo, é importante ter em mente que é normal ter gases, desde que não gere desconforto. Qualquer pessoa, especialmente ao consumir determinados alimentos, está sujeita a apresentar um aumento moderado na geração de flatos.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!