A cirurgia bariátrica é reversível?
Pesquisando se a cirurgia bariátrica é reversível? Muitas pessoas que consideram a cirurgia bariátrica frequentemente perguntam se ela é reversível. Isso porque essa cirurgia vem sendo recomendada cada vez mais como tratamento para casos de obesidade extrema e realmente muda a vida de uma pessoa de forma definitiva.
Se você está em processo de se submeter à cirurgia bariátrica ou está apoiando algum parente ou amigo que tem dúvidas sobre a cirurgia, continue acompanhando este artigo, porque vamos discutir isso com extremo cuidado e critério.
O que é a cirurgia bariátrica e porque você pensaria em revertê-la?
A cirurgia bariátrica é um tipo de cirurgia criado para modificar a anatomia do nosso sistema digestivo para reduzir a capacidade de ingerir alimentos e diminuir a absorção de nutrientes. Isso é feito nos casos de obesidade mórbida e outras doenças associadas à obesidade.
Essa cirurgia é extremamente eficaz no combate à obesidade na medida em que promove a mudança do padrão alimentar levando a uma perda de peso significativa e sustentada. Entretanto, para garantir o sucesso da cirurgia no longo prazo, são necessárias mudanças nos hábitos de vida. Por isso, recomendamos um acompanhamento contínuo com seu médico, nutricionista, psicólogo e educador físico.
Portanto, entende-se por reversão da cirurgia quando desfazemos o procedimento inicial, restaurando a anatomia do aparelho digestivo a sua forma original. A questão da reversão de uma cirurgia bariátrica vem à mente em momento específicos. Por exemplo, quando citamos os casos de pessoas que não se adaptaram à cirurgia ou que apresentaram efeitos indesejados. Isso é muito raro nas técnicas cirúrgicas mais modernas!
Uma outra situação é a mudança da técnica cirúrgica para casos de pacientes que não perderam a quantidade de peso suficiente. Isso não é reversão da cirurgia, mas uma conversão, ou seja, a cirurgia não é desfeita, mas modificada. Esse tema será abordado em outra postagem.
Cirurgia bariátrica é reversível?
Apenas alguns tipos de cirurgias bariátricas podem ser revertidas (desfeitas), porém existe um risco elevado nessa reversão.
Esse tipo de cirurgia, quando passível de reversão, é indicada quando a primeira cirurgia apresentou algum tipo de efeito colateral. Somente quando não é passível de correção por qualquer outra forma. Geralmente decorre de carências nutricionais e problemas metabólicos extremos, diarréia intratável e problemas estomacais graves.
Nesse caso, a reversão da cirurgia é extremamente delicada. Os órgãos já foram manipulados e seus tecidos estão mais fragilizados pelo procedimento anterior. Isso aumenta a chance de problemas relacionados à abertura das linhas de grampeamento dos órgãos. Isso pode levar à infecção e outros problemas relacionados.
Confirme com seu médico a necessidade de reversão da sua cirurgia bariátrica, mas tenha em mente que isso é apenas em casos extremos. Clique aqui e marque uma consulta com nossa equipe para tirar todas as suas dúvidas!
Gostou do conteúdo? Compartilhe!