É preciso fazer exercícios depois da cirurgia bariátrica?
Exercícios depois da cirurgia bariátrica são prioridade. O exercício físico com certeza tem de ser uma das prioridades de quem faz cirurgia bariátrica, mas a questão é exatamente fazer com que esse exercício se torne algo agradável para a pessoa. Vamos comentar aqui as importâncias dos exercícios depois da bariátrica e todas as vantagens que esses exercícios podem oferecer, além dos cuidados que as pessoas que fizeram cirurgia bariátrica precisam tomar.
Exercícios depois da cirurgia bariátrica são importantes? Quais os motivos?
É impossível não associar a recuperação de uma cirurgia bariátrica com exercícios. Ele vai ajudar essa pessoa de tantas formas que seria simples impossível deixar de pensar neles. Isso porque a prática de exercícios físicos pode promover benefícios como o controle da pressão arterial, o aumento do gasto energético, a melhoria
do tônus muscular, o aumento da força e a firmeza da pele, tão importantes após a realização do procedimento.
Além disso, traz benefícios comprovados sobre o aspecto emocional da pessoa. Isso ocorre porque ao se exercitar o nível de neurotransmissores ligados ao prazer e bem-estar aumentam. Como a serotonina (responsável pela diminuição do risco de depressão, redução da ansiedade, agressividade e irritabilidade). Além dela, a endorfina (substância que melhora o humor e reduz a ansiedade).
Além de tudo isso, especialmente quando feita em situações coletivas, esses exercícios depois da cirurgia bariátrica ainda ajudam a pessoa a conseguir novos amigos e conseguir se reconectar consigo mesmo.
Cuidados para se ter com os exercícios depois da cirurgia bariátrica
Para usufruir dos diversos benefícios proporcionados pelos exercícios depois da cirurgia bariátrica sem causar danos ao corpo recém-operado , dois fatores são essenciais. A paciência do futuro esportista e o acompanhamento de profissionais experientes e qualificados.
A avaliação médica vai definir parâmetros importantíssimos e individuais. O tempo exato para a pessoa estar apta às atividades, qual a frequência e intensidade. Até mesmo a modalidade de exercício físico recomendada para cada indivíduo.
A equipe também vai prescrever o treino adequado e acompanhar o processo. É preciso ter objetivos intermediários e realistas para que se alcance o objetivo desejado da melhor maneira possível. Dessa forma é possível agir sem provocar danos físicos ou gerar ansiedade e frustração.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!